sábado, 24 de setembro de 2016

A Parábola Do Sapo Fervido

Autor Desconhecido


“Conta a lenda que um sapo foi colocado em uma panela com a mesma água fria da sua lagoa e com o fogo aceso, a água aquecia gradativamente na panela e o sapo gostava daquela sensação e nem pensava em pular da panela, ficava ali paradinho, só curtindo.
O sapo não reagia ao gradual aumento da temperatura da água e o final todos já sabem, a água ferveu e o sapo morreu ali mesmo, dentro da panela.
Entretanto, ao pegar outro sapo da mesma lagoa e escaldá-lo, ou seja, jogá-lo na panela já com a água da lagoa fervida, ele reagiu imediatamente saltando para fora da panela e dessa forma, preservando sua vida, apesar de algumas queimaduras causadas pelo breve contato com a água fervida. ”
Mas por que essa reação dos sapos?
Os sapos tiveram essa reação por que seu instinto faz com que eles se defendessem das ameaças e acontecimentos rápidos e repentinos e ignorassem ou não temessem os acontecimentos graduais.
Reflita se você é como o sapo fervido! Será que você está tão acostumado com sua lagoa e não percebe as mudanças que acontecem ao seu redor? Como a sua acomodação está refletindo na sua vida pessoal, social e profissional?
Existem vários sapos fervidos espalhados por aí, pois consideram o ambiente muito agradável e acabam por não perceber as mudanças que ocorrem ao seu redor. Ficam obsoletos, “morrendo” sem ter percebido as mudanças. São sapos fervidos prestes a morrer, porém boiando estáveis na água da lagoa que se aquece gradativamente, que não perceberam que a vida muda, segue em constante rotação. Não podemos agir como o sapo fervido, que por não perceber as mudanças (no seu caso, o aumento da temperatura da água), avaliou que estava tudo certo e não percebeu que chegava o seu fim. ”



Nenhum comentário:

Postar um comentário